segunda-feira, 18 de maio de 2009

Exercicíos sobre advérbios

Aprendemos em nossas aulas que: os advérbios se relacionam ao verbo, e que eles são palavras que expressam circunstâncias do processo verbal, podendo assim, ser classificados como determinantes.

1. Leia as palavras abaixo, depois as empregue nas frases:

por cima - devagar - depressa - de repente - por isso a)....................... uma bola atingiu o cenário e o derrubou. b) Bem...........................o povo começou a se retirar. c) O rei descobriu a verdade,..........................ficou irritado. d) Faça sua tarefa.................. para podermos ir ao dentista. e) .............. de sua vestimenta real, o rei usava um manto.

2. Passe para o plural:

a) Ele não crê naquilo que não vê.
R.
b) Ele não tem licença para entrar no clube.
R.
c) O fiscal vem amanhã.
R.
d) Ela não crê na bondade do distinto.
R.
e) Quero que você dê licença para ele.
R

3. Preste atenção na explicação:

MAU - adjetivo - contrário de BOM
mau comportamento mau caráter.
Ex. O menino teve um mau comportamento na escola.

MAL - advérbio - contrário de BEM
mal-educado mal orientado
Ex. É um menino mal-educado .

Use mal ou mau:
a) Caiu de..................jeito.
b) Antes só do que ...............acompanhado
c) Calção..........................feito.
d) Não leves a .............o que o fiscal disse.
e) Que fiscal................-educado.
f) Não lhes dês....................conselho!
g) Um ....................colega procede................e é ..............amigo.
h) O caso está .................... contado.
i) Ele .................sabe o que o espera.
j) Pratique o bem e evite o ......................... .

4. Complete as frases com os advérbios e locuções adverbiais:

realmente / onde / em breve/ não/ às escuras/ muito/ inesperadamente / talvez / entretanto

a) Eles ---------------------reconhecem o caminho.
b) -----------------,a cidade ficou-----------------.
c) Os teus amigos são----------------------divertidos.
d) Tem sido um ano------------------------proveitoso.
e) ----------------------consiga arranja-te a estante.
f) ---------------------- vou viajar.
g) Prepare o lanche que eu----------------------- vou a frutaria comprar maças.
h) --------------------esta o meu livro.

5. Preencha os seguintes quadros utilizando os advérbios do exercício anterior.

Advérbios

tempo:
interrogativo:
afirmação:
negação:
modo:
dúvida:
intensidade/ quantidade:


Locuções adverbiais:



6. Escreva os antônimos dos seguintes advérbios:

a) tarde ----------------- g) longe -----------------
b) acima ----------------- h) depressa---------------
c) nunca---------------- i) dentro------------------
d) mal------------------ j) antes-------------------
e) cá------------------- l) inclusivamente-----------
f) muito --------------- k) não ---------------------

Um comentário:

  1. Olha, é difícil encontrar atividades p/ ensino fundamental II. Muito legal esta atividade, parabéns !

    ResponderExcluir